Incentivo ao consumo de frutas

Incentivo ao consumo de frutasTodos sabem que as frutas são boas aliadas da alimentação infantil. Saborosas e docinhas, não costumam enfrentar grande resistência das crianças para incorporá-las ao cardápio diário. É tudo uma questão de adquirir o hábito de consumi-las. Principalmente, in natura, e não somente como forma de sucos.  As frutas terão sempre mais fibras, e na casca, mais nutrientes, enquanto no suco se perde uma parte disso.

Nossas crianças adoram!

Quer conhecer as vantagens de incluir frutas no dia a dia do seu filho? Elas contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. E não é só. Toda essa variedade nutricional vem com poucas calorias, é facilmente digerida e dá boa saciedade. No Instituto Verde Vida o consumo diário de frutas é diário pois sabemos que, ocasiona redução de doenças crônicas e ao reforço do sistema imunológico. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há evidências de que a ingestão de frutas diminui o risco de diabetes e obesidade.

In natura é melhor.

incentivo ao consumo de frutasA recomendação dos especialistas é que crianças acima de 1 ano de idade consumam de três a quatro porções de frutas por dia. Se elas não forem processadas e transformadas em suco, tanto melhor, porque assim suas fibras e nutrientes permanecem intactos. A variedade de cores também é importante, pois garante o aporte de diferentes nutrientes, essenciais ao crescimento e desenvolvimento infantil.

 

Seu filho vai adorar.

Crianças apreciam sabores, cores e formas. Por isso, algumas práticas para deixar as frutas mais atraentes:

– Fazemos desenhos com frutas no prato. Um rosto de palhaço pode ser feito usando uvas para os olhos, cereja para o nariz, e banana para a boca. Para uma carinha de cachorro, fatias de banana e passas para os olhos, ameixa para o nariz e fatias de morango para a língua. Use sua criatividade!

– Frutas picadas e sortidas em espetinhos.

– Jogamos um iogurte em cima das frutas.

– Preparamos saladas de frutas com formatos diferentes (a melancia, por exemplo, pode ser cortada como uma estrelinha).

– Picolés com pedaços de frutas. Cortamos em cubinhos, misturamos com suco de laranja ou limão, colocamos em fôrmas próprias e espetamos em palitos de madeira e levar ao congelador.

As preferidas da criançada.

incentivo ao consumo de frutasTodo tipo de fruta é bem-vindo na alimentação do seu filho. Selecionamos cinco que, por terem boa aceitabilidade pelas crianças, devem sempre estar presentes em suas refeições. Veja o que elas têm de bom:

– Laranja

Rica em fibras contém vitamina C, que fortalece a defesa do organismo, combatendo a tosse e o resfriado. A vitamina C também ajuda na absorção do ferro, evitando a anemia, tão comum na infância.

– Mamão

Tem efeito laxante e contém uma enzima chamada papaína, que torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

– Melancia

Assegura uma boa hidratação para as crianças porque é constituída de muita água. Tem vitamina A, importante para o desenvolvimento ósseo, e potássio.

– Maçã

Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a mastigação da fruta auxilia na prevenção de cáries, pois sua textura e composição ajudam na limpeza dental.

– Banana

É rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, que dão energia. Fonte de potássio, a banana ajuda a prevenir cãibras quando consumida regularmente.

Outras frutas também são oferecidas até para variar o cardápio diariamente. Consulte-nos a respeito.