Desenvolvimento intelectual inicial e desenvolvimento humano

No Instituto Verde Vida temos consciência de que as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Em todas as atividades, pensamos na criança como um ser ativo e participante no processo de construção do conhecimento.

Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, e por meio das brincadeiras explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e seus profissionais.

Como são muitos os aspectos da vida escolar a serem assimilados pelas crianças, organizamos um horário diferenciado e gradativo para as primeiras semanas. Esse encaminhamento, comum a todas as crianças do maternal, é adaptado também às necessidades das crianças que ingressam nas outras classes.

A coordenação pedagógica faz uma reunião preparatória com os pais, para que essa semana seja tranquila para filhos e pais.

A equipe do Instituto Verde Vida compreende a atividade educativa como um conjunto de conhecimentos aplicados com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de PESSOAS. E pessoas são constituídas de um conjunto de características: nem só cabeças pensantes, nem só corpos atuantes: afetos e emoções permeiam todas as atitudes e relacionamentos.

Um ambiente alegre e cooperativo, em que haja lugar para o afeto e a emoção e onde se possa expressar sentimentos, fortalece vínculos entre alunos e professores.

Quem se sente respeitado em todos os aspectos da personalidade aceita mais facilmente o outro com suas características, suas funções e seus papéis. O grupo se articula e o trabalho flui.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *