Maternal 3

A equipe do Instituto Verde Vida conhece e, sabe muito bom que, na etapa pré-escolar, onde as crianças querem fazer tudo sozinhas, pois estão ansiosas por aprender. São independentes e querem uma identidade própria, separada da dos seus pais.

Desenvolvimento físico.

Aos três anos de idade já podem manejar com certa desenvoltura um triciclo e podem subir em uma bola. Começam a colocar-se de pé, a caminhar em pontas dos pés e a construírem torres com os brinquedos. Também descobrirá que podem pintar e desenhar formas circulares e horizontais.

Aos quatro anos têm mais controlo sobre os pequenos músculos. São muito ativos, pelo que passam o dia de um lado para o outro sem pararem de brincar.

maternal tres do Instituto Verde VidaDesenvolvimento social e emocional.

As suas emoções serão, geralmente, mais profundas que nas etapas anteriores. As crianças necessitam que puxem por elas para expressarem os seus sentimentos com palavras; desfrutarão dramatizando com outras crianças.

Uso da linguagem.

São capazes de coordenar frases através de conjunções. Utilizam uma gramática mais complexa com plurais e tempos passados. Percebem histórias que narram experiências passadas. Usam pronomes pessoais, preposições e advérbios. Percebem comparações de tamanhos e seguem uma série de duas ou quatro instruções relacionadas. Gostam de cantar canções de todo o tipo, infantis e as que ouvem outros cantarem. Esforçam-se para que sejam entendidas, apesar de cometerem certos erros. Podem prestar mais atenção ao significado das formas das emissões orais.

Saúde dental e hábitos de vida diária.

maternal tres do Instituto Verde VidaDe cedo que a criança necessita de atenção dental, de forma regular. Para além de ir ao dentista, requer um bom cuidado diário em casa. Conforme lhe vão saindo os dentes devem começar a limpá-los suavemente com uma escovinha macia e com pouca pasta de dentes. Deve ter por hábito lavar os dentes depois de cada refeição e antes de ir dormir.

Nesta idade a criança já avisa quando tem vontade de fazer xixi e começam a largar as fraldas. O seu filho faz quase tudo sozinho.

Incentivar a atividade física.

Hábitos de atividades físicas que se aprendem na infância servem para que sejam adultos ativos e saudáveis. O seu filho deve fazer regularmente algum exercício, algum tipo de desporto como o qual aprenda e se divirta: como o ténis, a natação, o ballet, o futebol, etc.

A criatividade e as brincadeiras nas crianças pré-escolares.

A criatividade ajuda a consolidar a saúde emocional dos seus filhos, visto que a criatividade é a forma mais livre de expressão. As crianças precisam comprometer-se com essa liberdade.

Uma maneira de fomentar o desenvolvimento são os jogos criativos; são aqueles onde as crianças utilizam materiais que já conheciam, novas formas, pouco usuais.

Primeiros dias de aulas.

Está na hora de levar o seu filho à escola. Entre os dois e os quatro anos é a etapa mais suave de adaptação num encontro educativo adequado.

Quando os pequenos se incorporam nas aulas, significa a entrada das crianças num mundo completamente novo. Em poucos dias, seu filho irá encontrar o gosto por esse novo espaço de aprendizagem.