Proposta pedagógica

Instituto Educacional Verde Vida

O Instituto Educacional Verde Vida tem por finalidade atender os dispostos nas constituições federal e estadual, na lei de diretrizes e bases da educação nacional, referencial curricular nacional para educação infantil e no estatuto da criança e do adolescente ao ministrar a educação infantil.

Contribuir efetivamente na formação de cidadãos engajados no processo de democratização, preservação do meio ambiente e defesa do bem comum. Proporcionar a construção de agentes autônomos,críticos,criativos,responsáveis e solidários que deverão construir um mundo melhor.

As diretrizes pedagógicas que fundamentam a proposta do Instituto Educacional Verde Vida, consideram a criança não como um ser em processo de desenvolvimento, mas um ser ativo, motivado pela necessidade de ampliar seus conhecimentos e experiências e de alcançar progressivos graus de autonomia frente às estimulações do seu ambiente.

O Instituto Educacional Verde Vida enxerga o processo de desenvolvimento  como resultado das interações da criança com seu meio físico e social; nesta interação, a criança modifica seu ambiente e é por ele modificada e os resultados são tanto mais relevantes para o desenvolvimento infantil e para a construção do conhecimento quanto mais prazerosa, lúdica e carregada de afeto e interação.

A implementação desta proposta requer um educador dinâmico, entusiasmado, capaz de reorganizar constantemente o ambiente, de planejar atividades e experiências novas, de identificar as expectativas, desejos e necessidades de cada criança, buscando responder a eles. É necessário um educador capaz de refletir sobre sua prática, quer individualmente, quer com seus pares, tornando a Educação Infantil um espaço de construção do conhecimento.

O Instituto Educacional Verde Vida buscará implementar um novo conceito de educação infantil dando a este período da escolarização da criança o devido valor.

Adotaremos a concepção de que a Educação Infantil deve atender as necessidades psicossociais da criança, criando as condições mais adequadas ao desenvolvimento harmonioso de seus aspectos físico, sócio-emocional e cognitivo.

O verdadeiro sentido da Educação Infantil deve ser o de contribuir para o desenvolvimento da criança a fim de que ela realize todas as suas potencialidades humanas, desenvolvendo plenamente as características do período em que está vivendo. O desejo desta proposta é que as crianças aprendam, mas sendo elas próprias o sujeito da aprendizagem, através do brincar.

Esperamos, no decorrer da proposta, deixar claro que o lúdico, o artístico e o científico se confundem, se interpenetram e se completam dentro do currículo voltado para uma sistematização agradável, contínua e gradual de experiências explicativas do mundo. Este processo de descobertas, reflexões e explicações sobre o ambiente em que a criança vive, deve ser o centro do trabalho. Nesta perspectiva se inclui também, o desenvolvimento de questões específicas de linguagem, escrita, matemática e outras. Criar situações para que estes processos surjam, exige grande habilidade e o professor deve trabalhar ao lado da criança, num clima de cooperação e respeito mútuo.

A intervenção do professor é necessária e conveniente: além da interação social ser indispensável para o desenvolvimento do pensamento, as incitações do professor visam fazer a criança refletir sobre suas próprias ações e conseguir explicar os fatos que observa e consequentemente caminhar em direção à estruturação do conhecimento. Juntos e, com afeto, aluno e professor podem transformar o conhecimento em um processo contínuo de construção. Deve-se levar em conta que a responsabilidade do professor é grande pois, muitas vezes, a escola é a única fonte de saber organizado, e o professor a única pessoa com quem as crianças podem contar para desvendar esse saber. Cabe o professor criar situações adequadas para provocar curiosidade na criança e estimular sua investigação e reflexão. Ao invés de transmitir o conhecimento sob a forma de soluções prontas é preciso encorajar a criança a encontrar, por si, as melhores formas de resolver os problemas.

O Instituto Educacional Verde Vida acredita que a Educação Infantil tem a função de atender a criança em seu momento específico, segundo as suas necessidades e condições. É imprescindível que a criança seja devidamente respeitada no que ela tem de mais importante, a sua individualidade, o seu ritmo próprio de desenvolvimento.

Em síntese, consideramos que são objetivos gerais da Educação Infantil:

  • Proporcionar à criança condições de ampliação de suas experiências, partindo do seu saber, dando-lhe oportunidade de compreensão do mundo em que se vive;
  • Estimular seu interesse pelo processo de transformação da natureza, pelas relações sociais e culturais, de forma crítica e transformadora;
  • Possibilitar a vivência de situações que favoreçam o desenvolvimento da capacidade de adquirir conhecimentos e enfrentar os desafios;
  • Proporcionar à criança a vivência de situações concretas com jogos diversos e múltiplas atividades que favoreçam a construção de um ambiente alfabetizador.